domingo, 26 de fevereiro de 2012

Manifestação de apoio ao governo da Síria na Igreja Ortodoxa São Jorge de Curitiba







Centenas de sírios, descendentes e brasileiros participaram neste domingo de uma manifestação em apoio ao governo do presidente sírio Bashar Al Assad na Igreja cristã Ortodoxa São Jorge de Curitiba, após a celebração de um culto ecumênico que contou com a presença de lideranças muçulmanas do Paraná, incluindo o xeique da Mesquita em Curitiba, Muhammad Jaafar Khalil. A missa foi celebrada pelo Arcebispo metropolitano de São Paulo e todo o Brasil, reverendo Dom Damaskinos Mansur.
Participaram da solenidade o cônsul geral da República Árabe da Síria em São Paulo, Dr. Ghassan Obeid, o reverendíssimo Dom Romanus Daoud, o cônsul da Síria para o Paraná e Santa Catarina, Dr. Abdo Abage, entre outras autoridades.
Durante o culto ecumênico o arcebispo de São Paulo falou que a Síria sempre defendeu a paz no mundo árabe e em todo o mundo.
O Comitê Árabe Brasileiro de Solidariedade esteve presente com os seguintes membros: Gamal Omairi e Omar Nasser do IBEI-PR, José Gil do Jornal Água Verde, Dilma Mello do Comitê de Solidariedade a RPD Coreia, Ualid da FEPAL, Darli da CEPAT, representantes do Partido Baath, escritor Youssef da Sociedade Sírio Libanesa, Moutih Ibrahim da Sociedade Beneficente Árabe Brasileira do Paraná, Javier do Centro Chê Guevara, professor Kiko e escritor Fábio Bacila do CEBRAPAZ-PR.

Entrevistas à imprensa
Diversos canais de televisão enviaram repórteres e jornalistas para cobrir a manifestação. O cônsul geral da Síria em São Paulo, Dr. Gassan Obeid, falou que os conflitos na Síria são produzidos por forças estrangeiras com o único objetivo de desestabilizar o governo de Bashar Al Assad que não apoia a política externa norte-americana na região. O cônsul da Síria no Paraná e Santa Catarina, Dr. Abdo Abage, declarou que os sírios e seus descendentes desejam o mais rápido possível que a paz seja restaurada na Síria, colocando fim aos confrontos e conflitos. O diretor da CEBRAPAZ-PR, professor Francisco de Assis França falou que “a imprensa ocidental mente diariamente sobre os conflitos na Síria. Os confrontos atuais são criados e financiados por países estrangeiros, como EUA, Israel, Arábia Saudita e Catar, para tentar fazer na Síria o que fizeram na Líbia, derrubar um governo legítimo e colocar em seu lugar uma marionete a serviço da política sionista na região. Todos os dias o exército sírio prende mercenários estrangeiros que estão explodindo bombas e promovendo sabotagens no país, financiados pelos governos dos países citados.”

Bandeiras
Durante as manifestações alguns participantes exibiram bandeiras da Rússia e da China, e cartazes agradecendo o apoio dos governos daqueles países. Algumas faixas denunciavam os atos terroristas praticados por mercenários estrangeiros em algumas cidades sírias.

Um comentário:

  1. ótima reportagem, agradeço pela forca dada pelo grupo, e que se Deus quiser, todo o oriente médio se salva desses ocidentais,

    ResponderExcluir