quarta-feira, 14 de março de 2012

Carta ao Presidente da Tunísia: proteja o ministro Baghdadi Mahmoudi


Ilustre Presidente da República da Tunísia

Mr. Moncef Marzouki,

Quem escreve esta carta são entidades – organizações sociais, culturais e políticas - brasileiras que acreditam na justiça e na solidariedade entre os povos.

Vimos, respeitosamente, pedir a libertação do primeiro-ministro da Líbia, senhor Baghdadi Mahmoudi, que esta correndo perigo de vida na Tunísia, onde pediu refúgio político e foi preso em 21/09/2011, e até agora esta na prisão em Mornaguia.

O ministro iniciou, há duas semanas uma greve de fome para protestar contra a sua prisão, e corre o sério risco de morrer. Tem 70 anos, é diabético, é muito desidratado, sua saúde se deteriorou depois que ele entrou na segunda semana de greve de fome.

Senhor Presidente, sabes que não há razão para mantê-lo na prisão, que o ministro pediu o estatuto de refugiado político e que não há justificativa para sua detenção, não há razão legal para mantê-lo na prisão. O único "crime" cometido por este senhor é o de ter fugido de ser assassinado em seu pais e ter entrado na Tunísia contando que teria a cordial hospitalidade árabe e o apoio do povo tunisiano.

Pedimos encarecidamente o vosso apoio no sentido de intervir, antes que seja tarde, para liberar da prisão o senhor Baghdadi Mahmoudi e oferecer-lhe as condições necessárias para a sua saúde e segurança, ou seja, cuidados médicos e não envia-lo de volta à Líbia, onde certamente ele viria a ser assassinado.

Temos a esperança e a confiança que o senhor intervirá imediatamente para salvar a vida do ministro e lhe oferecerá toda a segurança necessária
A História lhe agradecerá senhor presidente!

Atenciosamente,

Jornal Água Verde – www.jornalaguaverde.com.br
Associação dos Apoiadores do Livro Verde no Brasil – www.amarchaverde.blogspot.com
Movimento dos Comitês Revolucionários no Sul do Brasil – www.terceirateoria.blogspot.com
Movimento de Solidariedade Internacional – www.mobilizacaosolidaria.blogspot.com
Associação Cultural e Ecológica Água Verde de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário