terça-feira, 12 de junho de 2012

‎"EUA tem vício de usar direitos humanos para atacar os países independentes", afirma a Coreia Popular


A República Popular Democrática da Coreia (RPDC) condenou o relatório sobre direitos humanos emitido pelos Estados Unidos recentemente. Para a RPDC estes relatórios que são rotineiros fazem parte de um "vício crônico", que é o uso deste tema por parte de Washington, como forma de tentar intimidar os países que não se dobram aos seus desígnios.
"Se alguns obedecem docilmente, os Estados Unidos os indulta, sem se importar com sua situação nos direitos humanos. Mas, no caso dos que se negam a serem dominados, são chamados de culpados", disse um porta-voz da chancelaria, em declarações difundidas na quarta-feira pela agência de notícias norte-coreana, KCNA.
"Esse é o julgamento de direitos humanos que [os EUA] repetem todos os anos", disse, recordando que seu país é questionado no documento por ser o mais hostilizado por aquele governo.
Segundo ele, há décadas os Estados Unidos recorrem à ameaça militar para atropelar com força a RPDC, com um único resultado que é o fortalecimento do espírito soberano e de unidade nacional de seu povo.
O porta-voz explicou que, enquanto as altas autoridades estadunidenses falam como se estivessem interessadas nos direitos humanos, são elas mesmas as que dificultam "mais obstinada e cabalmente" o desenvolvimento econômico e a melhora das condições de vida da população coreana e também de seu próprio povo.
Ele recordou também que no último dia 16 de abril, Washington impôs novas sanções econômicas contra a RPDC ao questionar o lançamento de um satélite com fins pacíficos. "Enquanto continuarem com sua política hostil e anacrônica contra a RPDC e contra todos os países que desenvolvem sua política independente, os Estados Unidos não terão direito moral de propor o tema dos direitos humanos e da vida do povo a ninguém", advertiu o portavoz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário