sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Brasileiros visitarão a Líbia





Um grupo de políticos e ativistas sociais brasileiros embarca neste domingo (14) rumo à Líbia, atendendo a convite do dos Comitês Populares líbios.
O convite faz parte de esforços do governo líbio para envolver o Brasil, membro rotativo do Conselho de Segurança da ONU, na pressão pelo fim dos ataques criminosos da Otan (aliança militar ocidental).
Entre os convidados estão os deputados Brizola Neto (PDT-RJ), cujo avô, Leonel Brizola, conheceu Kadafi, e Protógenes Queiroz (PCdoB-SP), membro da Comissão de Constituição e Justiça.
Também integram a comitiva o escritor Mario Augusto Jakobskind, o advogado Felipe Boni de Castro, e de Curitiba, a militante feminista Alzimara Bacellar, entre outros.
"Queremos que a delegação brasileira veja com os próprios olhos as atrocidades cometidas pela Otan", disse o embaixador da Líbia no Brasil, Salem Zubeidi.
A programação, que deve durar uma semana, inclui visitas aos hospitais de Trípoli onde são tratados os sobreviventes dos ataques da Otan e encontros com autoridades e a população civil.
Após a volta ao Brasil, os integrantes da comitiva pretendem redigir um relatório que será enviado à ONU, a exemplo de delegações de outros países que visitaram a Líbia recentemente e comprovaram diversos crimes contra a humanidade, entre os quais o bombardeio de escolas, hospitais, viadutos, conjuntos residenciais e indústrias.
"Inocentes estão morrendo e boa parte da imprensa mundial distorce os fatos. Meu papel será relatar a verdade e buscar uma solução de paz", disse Brizola Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário