segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Notícias da Líbia - 22.09.2011



Estamos com evidentes dificuldades de contato com o deputado Brizola Neto que, a esta altura, deve estar regressando ao Brasil. Todos estão lendo que os combates na Líbia estão acirrados e o bombardeio da Otan nem mais se preocupa em alegar estar atacando alvos militares: o objetivo é oferecer cobertura de artilharia aérea para aniquilar a capacidade do governo líbio de resistir ao avanço das forças rebeldes. Algo totalmente diverso do mandato que deu a ONU à OTAN para criar uma zona de exclusão aérea e proteger civis.

A impressão que se tem, pela mídia, é de que um imenso aparato de força vai se fechando sobre Trípoli, sem que haja qualquer esforço da comunidade internacional, há meses, por produzir um cessar-fogo, salvar vidas e produzir uma transição negociada e democrática.

Publicamos, para atualizar as informações, um trecho da matéria enviada pelo jornalista Mario Augusto Jacobskind, que com Brizola Neto e Protógenes Queiroz integra a delegação que se deslocou àquele país.

Delegação brasileira barrada na Líbia

Mário Augusto Jacobskind e as notícias do front

Civis foram atingidos e ninguém pôde atravessar a fronteira para ir ao território líbio. Os que tentaram, como o médico líbio Heghan Abudeihna, que chegava do exterior via Tunísia foram atingidos. Integrantes da família do médico foram vitimados, segundo informações procedentes de Trípoli.

A Otan não quer sem saber se seus ataques atingem ou não populações civis, o que o governo líbio garante acontecer e até chamou delegações de várias partes do mundo, não só a brasileira, como dos Estados Unidos, Itália e muitos outros países, para verificar de perto os acontecimentos, como os efeitos dos bombardeios da Otan sobre a população civil.

Lamentavelmente, quando chegava a vez dos brasileiros, a última delegação que faria um relatório a ser apresentado à Organização das Nações Unidas, a ação militar da Otan impediu a entrada, que se fosse acontecer colocaria em risco os nove integrantes, inclusive este jornalista, dois parlamentares, Protógenes Queiroz e Brizola Neto, entre outros. O próprio governo líbio recomendou a não ida, para evitar algum incidente de consequências fatais.

O texto continua no site Direto da Redação. http://www.tijolaco.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário