domingo, 2 de outubro de 2011

Cruz Vermelha denuncia efeitos humanitários dos bombardeios da OTAN na Líbia

Trípoli (Prensa Latina) Forças insurgentes apoiadas pela OTAN continuaram hoje o assédio a Sirte, pese que o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICR) tenha atribuído aos bombardeios aéreos o agravamento da situação humanitária neste país.

Os depoimentos de empregados do CICR desmentiram afirmações de líderes do autonomeado Conselho Nacional de Transição (CNT) relativas a que seus homens tivessem dado dois dias de trégua para permitir a evacuação de civis aprisionados naquela cidade costeira.

O chefe do CNT, Mustafa Abdul Jalil, afirmou na sexta-feira que concedeu um cessar-fogo para facilitar a saída de civis, mas ontem e hoje prosseguiram os bombardeios de aviões da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e disparos de foguetes e morteiros.

As tropas leais a Muamar Kadafi, que é oriundo de Sirte e cujo paradeiro se desconhece desde finais de agosto, resistem desde faz mais de duas semanas os ataques dos insurgentes e mantêm o controle do centro da urbe, bem como outras posições estratégicas.

No entanto, empregados do CICR e o Crescente Vermelho (seu equivalente em países muçulmanos) asseguraram que vários foguetes lançados pelos alçados atingiram o hospital Ibn Sima, o principal da localidade, enquanto o visitavam no sábado para entregar medicinas.

Os trabalhadores humanitários, que obervaram muitos controles dos sublevados na estrada de acesso a Sirte, qualificaram de "realmente desesperada" a situação dos residentes ali, onde há carência de água potável, alimentos e fármacos essenciais.

Além de medicamentos, entregaram combustível para fazer funcionar os geradores do hospital e afirmaram que muitos habitantes morrem por não poder receber atenção médica devido aos combates e os bombardeios incessantes da OTAN.

As reservas de água do hospital sofreram danos, carece-se de oxigênio e os fornecimentos médicos escasseiam, pese à entrega de pacotes para assistir a mais de 200 feridos, explicou a jornalistas Hichem Khadraoui, servidor público do CICR.

A Otan, indicaram os próprios insurretos líbios, tem alternado os bombardeios aéreos com o lançamento de propaganda instando à rendição dos pró-Kadafi e amedrontando à cidadania com a morte certa, caso se mantenham na cidade.

Os insurgentes estreitaram o cerco pelo leste, oeste e sul, e se apoderaram do porto, o aeroporto e uma base do Exército líbio.

O centro de Sirte mostrava um panorama devastador com colunas de fumaça, explosões constantes de foguetes, disparos de morteiro e movimentos de homens armados entrincheirados em edifícios e ruas.

Por outro lado, um comandante estadounidense para a África afirmou no sábado que a missão militar da OTAN estava amplamente completa na Líbia e o bloco agressor poderia começar sua retirada "tão cedo como na próxima semana".

rmh/ucl /cc

Nenhum comentário:

Postar um comentário