quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Liga Bolchevique chama Stédile para convocar ato de solidariedade à resistência líbia


A LBI - Liga Bolchevique Internacionalista, distribuiu amplamente a Carta Aberta aos lutadores de "Outubro Vermelho" e conclamou outras correntes políticas que se reivindicam anti-imperialistas e revolucionárias a se jogarem na concretização deste ato internacionalista, delimitando-se com os revisionistas (LIT-PSTU, CST-PSOL, PCO...) que apóiam a agressão da OTAN a Líbia


LBI CONVIDA MST A ORGANIZAR ATO EM DEFESA DA RESISTÊNCIA LÍBIA
INTERVENÇÃO REVOLUCIONÁRIA NO CICLO DE DEBATES "OUTUBRO VERMELHO"

LBI faz chamado a Stédile do MST para organizar um ato nacional em defesa da resistência líbia contra a OTAN

Realizou-se em São Paulo, na noite desta segunda-feira, 10 de outubro, a abertura do Ciclo de Debates "Outubro Vermelho, as experiências de construção do socialismo e os desafios atuais" promovido pelo MST, a Escola Nacional Florestan Fernandes e o jornal Brasil de Fato. Mais de 400 ativistas estiveram presentes na atividade que ocorreu na Faculdade de Direito da USP, dando início às discutições sobre as experiências dos Estados operários cubano e vietnamita, assim como um balanço da restauração capitalista na China e na ex-URSS. Rompendo com o tom acadêmico dos debates, a LBI interveio chamando a direção do MST, representada na mesa por João Pedro Stédile e as demais correntes políticas presentes no debate a organizarem um ato nacional em defesa da resistência líbia e contra a agressão imperialista da OTAN.

O companheiro Marco Queiroz, da direção nacional da LBI, alertou em sua intervenção que a ofensiva imperialista em curso na Líbia estava voltada contra todos os países que têm fricções contra o imperialismo, em particular o Estado operário cubano e os regimes nacionalistas burgueses da Venezuela, Irã e da própria Síria, alvo iminente de uma agressão. O fato da China e da Rússia terem cancelado vergonhosamente a agressão da OTAN contra a Líbia na ONU e, agora, usarem seu poder de veto no Conselho de Segurança frente a resolução que os EUA e a UE apresentaram contra a Síria, também demonstra o temor desses regimes frente à investida da Casa Branca no Oriente Médio.

As manobras diplomáticas burguesas, porém, são incapazes de frear a sanha neocolonialista ianque. Como pontuou o dirigente da LBI, cabe ao MST e às organizações políticas que não silenciaram diante dos bombardeios da OTAN e denunciaram o papel dos "rebeldes" como mercenários a serviço das potências capitalistas a expressarem publicamente no Brasil seu apoio à resistência líbia dirigida pelo coronel Kadaffi, em uma frente única contra a agressão imperialista, ainda que tenhamos total independência política diante de sua direção nacionalista burguesa. Nesse sentido, a LBI distribuiu amplamente a Carta Aberta aos lutadores de "Outubro Vermelho" e conclamou outras correntes políticas que se reivindicam anti-imperialistas e revolucionárias a se jogarem na concretização deste ato internacionalista, delimitando-se com os revisionistas (LIT-PSTU, CST-PSOL, PCO...) que apóiam a agressão da OTAN a Líbia em nome da farsesca "revolução árabe" patrocinada por Obama. Vários contatos políticos estão sendo feitos nacionalmente pela LBI junto a outras correntes para que o ato seja realizado e o chamado público ao MST faz parte desse esforço!

LIGA BOLCHEVIQUE INTERNACIONALISTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário