domingo, 29 de julho de 2012

Russos vão reagir se sua base na Síria for atacada

O governo da Rússia declarou ontem que responderá à oposição síria caso haja um ataque à base naval russa na cidade de Tartus, no noroeste da Síria. “Se a oposição armada decidir tornar realidade suas ameaças de ataque à base, a Marinha russa dispõe na região de todos os recursos necessários para uma resposta adequada”, disse um porta-voz das Forças Armadas russas à agência Interfax.
A Rússia enviou nos últimos meses à região diversos navios e outras embarcações estão a caminho do Mediterrâneo. O porta-voz disse que o Exército sírio também tomou medidas para aumentar a segurança em torno da base, em reforma pelos russos para que possa acomodar navios de grande porte. Recentemente, o Exército Sírio Livre (ESL) ameaçou lançar um ataque contra o porto de Tartus, que abriga soldados e especialistas russos.
A Rússia vende armas para a Síria. O argumento russo para rechaçar uma intervenção estrangeira no país é não repetir o exemplo da Líbia, onde uma ação da Otan foi decisiva para derrubar o governo Muamar Kadafi e destruir a infraestrutura do país, assassinando mais de 200 mil pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário